Quem sou eu
Meu nome é Mariana Mello, sou Psicóloga Clínica com pós graduação em Gestalt-terapia e Terapia Sistêmica Relacional. Mas não só isso.
​
​Além de Psicoterapeuta, sou uma grande admiradora dos livros, da literatura e da escrita. A literatura, a ficção, as histórias podem ser uma ferramenta muito potente de autoconhecimento e investigação de nós mesmo, funcionando como uma ponte até nossos sentimentos e emoções. Através dela podemos entrar em contato com o que sentimos, com a nossa história e com os nossos traumas. Ela pode ser acolhimento, pertencimento, reflexão, identificação, validação, ampliação de repertório e de visões e muito mais.
​
Abaixo você encontra mais detalhes sobre mim, sobre a minha trajetória e um pouco sobre como conduzo os atendimentos de Psicoterapia.

Sobre mim - Sobre psicoterapia
Sou amante dos livros, dos cafés, das padarias, do silêncio, do olhar observador e atento. Sou o tipo de pessoa que tem curiosidade e, em uma conversa, eu sou aquela que faz perguntas, que quer saber da história até o final, que pergunta os "por quês" e os "comos". Sou expressiva, me interesso, dou risada, faço links, penso alternativas, fico disponível, ofereço meu incentivo. Eu acredito nos movimentos da vida E na vida. Olho pro mundo e sei que é lá, na realidade - não na fantasia - que a gente realiza coisa, que a gente cresce, que a gente cria, que a gente inventa, que a gente experimenta. Costumo apostar e confiar no fluxo dos acontecimentos, como se eles possuissem a sabedoria do tempo das coisas. Aliás, o tempo é tema que gosto de explorar - sou a favor das pausas, dos descansos, do ritmo do corpo. Sou também uma estudiosa da linguagem (a escrita, a leitura, a oralidade, a expressão corporal) e da potência que ela carrega consigo: é através dela que sabemos de nós, do outro, das coisas, do mundo; é com ela que criamos canais, que construímos pontes e relações, seja qual for a forma de linguagem e expressão que você use.
​
Como Psicoterapeuta, sou também meu próprio instrumento de trabalho e aonde quer que eu vá, eu e minha história, e minha trajetória e tudo que eu já vivi, vão juntos. E é assim, com tudo isso e também com todas as pessoas que me compõem e que vieram antes de mim que sento na frente de quem me procura e, com todo respeito, afeto e atenção, iniciamos o trabalho.
Entre os temas e abordagens que mais conduzem meu olhar e minha escuta, está o trauma de desenvolvimento e relacional, que são aquelas "sutilezas" no modo como somos criados e tratados nas nossas primeiras e mais estruturais relações - pai, mãe, cuidadores, família - e que nos marcam durante nosso desenvolvimento como pessoas no mundo e acabam por definir um "padrão de comportamento" e um padrão de resposta nos nossos relacionamentos durante nossa vida. Aprendemos a viver e reagir às coisas a partir dessas experiências e nos cronificamos nisso. Um dia, esse jeito de estar no mundo te serviu, te ajudou a sobreviver, te conduziu com certa segurança, mas, hoje, esse jeito já não te serve mais e te causa sofrimento, te deixa confuso e angustiado. Olhando para o trauma relacional e de desenvolvimento, podemos colocar luz nos nossos problemas atuais, entender os nós que nos embolamos e, a partir de então, fazer algo com isso.
​​
Como terapeuta formada na abordagem sistêmica, meu olhar vai na direção de observar o cliente também a partir da ótica familiar. O que isso significa? Significa que, nas sessões, investigamos sua história familiar, a herança emocional que você recebeu/recebe e os atravessamentos e emaranhados que são consequências dessa criação. Esses emaranhamentos aparecem na sua vida de AGORA e é nisso que nos aprofundamos para chegar na raiz. Em terapia, a partir dessa ótica, descobrimos o que é seu e o que é do outro e, então, contruimos caminhos para seguir com o que realmente faz sentido para VOCÊ.
​
Para estar em terapia, é preciso ter alguma disponibilidade para receber e para a mudança. Os nós que chegam com quem entra pela primeira vez no consultório são vistos e cuidados sem olhar julgador. Não sento na sua frente para te propor soluções, sento na sua frente para ver o sutil, o que está atrás, o que sustenta a desordem que te fez buscar ajuda. Toda bagagem de estudo, especialização, leitura que carrego comigo é sustentada pela presença, pela intuição e pelo olhar curioso e assertivo de alguém que está disponível, de portas abertas e com ouvidos e olhos atentos.
Formação Acadêmica - Trajetória Profissional
2024 - 2025
Fundadora do Literatura em Nós
-
Grupo de leitura, troca e aprofundamento de si através das histórias
2024
Introdução à Biblioterapia Gestáltica
-
Gestalt em Versos
2022-2024
Formação em Terapia Sistêmica Relacional com ênfase em casal e família
-
Instituto EntreNós
2021-2023
Grupo de Estudos e Supervisão em Terapia Sistêmica Relacional e Gestalt-terapia
-
Instituto EntreNós
2021-2022
Formação em Gestalt-terapia
-
Instituto Gestalt em Figura
2020 - 2021
​Curso de Introdução à Gestalt-terapia
-
Centro de Gestalt-terapia Sandra Salomão
2020 - 2021
Monitora da disciplina “Psicopatologia do Adulto"
-
IBMR Laureate
2019 - 2021
Projeto de Pesquisa em Tronstorno de Estresse Pós-tarumático (TEPT)
-
Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) – Fiocruz
2019-2020
Psicopatologia Fenomenológica e Práticas Clínicas em Gestalt-terapia
-
Instituto Epokhé
2019 - 2020
Psicóloga e Monitora
-
Casa das Palmeiras
2018
Introdução à Psicologia Hospitalar
-
Centro de Estudos em Psicologia – CEPSI
2017 - 2018
Psicóloga e Monitora
-
Centro de Convivência Villa Ipanema
2017-2021
Graduaçao em Psicologia
-
Ibmr Laureate
2013-2016
Graduaçao em Letras/Francês
-
UERJ