Casal
.jpg)
Na terapia de casal o foco é entender a dinâmica a partir da queixa inicial e, então, nos aprofundarmos nela para encontrarmos os nós e impasses da relação. Trabalharemos com a terapia breve, que significa que temos um período de tempo pré-definido (que é maleável e flexível) para começar e finalizar. Por ser uma terapia mais "rápida" ela é também mais focal e assertiva, tendo um ritmo mais acelerado que a terapia individual. Abaixo você encontra mais detalhes.
Como funciona?
mais detalhes e informações
A terapia de casal acontece, a princípio, semanalmente com os dois juntos. Começamos olhando pra queixa principal e vamos desdobrando e entendendo a raiz emocional e relacional dela. Por ser uma terapia breve, temos um período de tempo pré-definido (que é maleável e flexível) para finalizar.
As sessões acontecem com os dois juntos, mas também temos sessões individuais para olharmos para as questões pessoais que estão impactando a relação. Via de regra, trazemos conosco crenças particulares, traumas antigos e heranças emocionais familiares que afetam nossos novos relacionamentos e influenciam como nos relacionamos com os dilemas que surgem. Mesmo nessas sessões individuais, quando olhamos para um dos pares, sempre voltamos o foco para a relação e para a dinâmica entre os dois. Ambos os lados são vistos, mas o paciente é a relação.
E será que a terapia de casal é pra mim?
A terapia de casal é para casais que chegaram a algum impasse e desejam buscar a raiz disso para reconstruirem a relação; para casais que desejam fortalecer o relacionamento; que desejam alinhar algo na relação; que buscam orientação para desatar algum nó e muito mais.
O acompanhamento psicoterapêutico de casal também pode funcionar como aliada e apoio para aqueles momentos de transição em que a vida conjugal está mudando e, por isso, alguns acordos precisam ser revisitados. Alguns exemplos de momentos de transição: a oficialização da união através do casamento, mudança de casa, chegada de um bebê e/ou criança, mudanças grandes de carreira, luto, etc.
Como agendar uma conversa para saber mais e iniciar as sessões?
Abaixo você encontra o botão que te leva até a minha agenda para marcar diretamente por lá. Depois de reservar seu horário, entrarei em contato para combinarmos os próximos passos e detalhes. Nessa primeira conversa tiramos todas as dúvidas e fazemos os acordos para iniciarmos as sessões.